O P-47 da Base Aérea de Campo Grande

Saindo do Aeroporto Internacional de Campo Grande, em direção ao centro da cidade, passa-se pela Praça Cel.Av. Chaves Filho (que fica na frente da Base Aérea de Campo Ggrande - BACG). No seu centro está um charmoso e conservado T-6D (tê-meia). É o FAB 1415.

Na década de 60 a cidade sediou o ERA-42 (Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque 42), equipada com essas aeronaves.

O T-6D foi colocado na praça como monumento em 1984. Mas, se aquele aeródromo existe como Base Aérea (não núcleo ou destacamento; estes, desde 1932) desde 1970, qual aeronave guardava a entrada da BACG?

Nada mais, nada menos que um belo e poderoso P-47 Thunderbolt!

P-47 Thunderbolt na BACG.
Foto: Arquivo pessoal de Luiz Eduardo Silva Parreira


Existem muito poucos registros dessa aeronave. Numa certa época ela apareceu só com o emblema do Senta a Púa na fuselagem (com o padrão cinza com a qual alguns caças daquela unidade lutaram na Itália. O outro, era o verde). Noutro registro, aparece com o D1, código da aeronave do comandante da Esquadrilha Verde do Senta a Púa, o capitão-aviador Lagares. Aliás, não se sabe se esse P-47 pertenceu ao Senta a Púa ou não. 

P-47 Thunderbolt na BACG.
Foto: Arquivo pessoal de Luiz Eduardo Silva Parreira


Como lamentavelmente a BACG (até hoje) não segue um padrão de manutenção das pinturas das aeronaves seguindo sua historiografia; sem algum documento, não se pode afirmar nada sobre o Thunderbolt ex-campo-grandense.

O T-6D hoje ostenta o padrão de camuflagem usado pela FAB para aeronaves como o A-1 e A-29 (como se vê na primeira foto). Mas antes ele já foi pintado com o padrão Southest Asia, que os F-5 usavam até certo tempo atrás. Segundo relato de militares mais antigos, era esse o padrão (ou muito parecido) com que o FAB 1415 foi "espetato" na praça, em 1984. Foto: arquivo pessoal de Luiz Eduardo Silva Parreira.

Seja como for, a tradição oral diz que o P-47 foi retirado de Campo Grande e levado para a Bahia. Quase mais nada se sabe desse ilustre avião que um dia brindou os moradores e visitantes de Campo Grande com sua presença.

SE o P-47 de Campo Grande era o D1, eis uma foto do D1 na Itália, em 1945.
Fonte: Arquivo Flickr damopable
SE o P-47 de Campo Grande era o D1, ei-lo em formação sobre a Itália, em 1945.
Fonte: Arquivo Flickr damopable

Concepção artística do D1. Fonte: P-47 Skins



Flag Counter

Comentários

  1. Um belo avião,por muitos subestimado... O aspirante Tormim,piloto do 1º Grupo de Aviação de Caça sobre o qual foi recentemente escrito um livro, não aprontou uma "surpresinha" para 2 P-51 americanos !?

    ResponderExcluir
  2. Belissimo artigo e material. Teria mais coisa sobre o aeroporto de Campo Grande? Reza uma lenda que desceu um 747 da VARIG trazendo o presidente Figueiredo, mas nunca encontrei nada sobre, nem em jornais da época.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. É possível, já que Figueiredo governou até 1985 e a Varig introduziu o 747 em sua frota em 1981. Ademais, o aeroporto de Campo Grande recebeu DC-10 da Varig para levar excursionistas para Disney, em 1992 (tá, 7 anos depois do período Figueiredo, mas a pista não sofreu tanta modificação nesse espaço de tempo). No entanto, acredito também que caso tivesse acontecido, teria sido registrado, assim como foram as visitas dos DC-10 (http://www.jetphotos.net/viewphoto.php?id=254445&nseq=10).

    [ ]'s

    Luiz Eduardo Silva Parreira

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Meu avô Milton Magalhães Lott, Tenente-Coronel da FAB pilotou o T6D FAB 1250 entre 1949 e 1952 (na época era Tenente) se não me engano. Por ter feito o treinamento nos p-47 Thunderbolt na época da guerra. Ficava na Base de Natal.
    Fez treinamento na Base Aérea Naval de Pensacola (Flórida) e Whiting Fied, no treinamento para pouso em porta-avião.
    Depois passou a pilotar aviões maiores no Correio Aéreo.
    Faleceu essa manhã com 88 anos.
    Lembro que mostrava as fotos desse T-6D aqui de Campo grande e ele ficava todo saudosista. rs
    Uma imagem dele sobrevoando a Pedra da Gávea no Rio de Janeiro.
    http://img818.imageshack.us/img818/8116/vovnot6.jpg

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uniformes da Guerra do Paraguai - BRASIL

SANTO INÁCIO DE LOYOLA, O PROTETOR DA ARMA DE INFANTARIA!

FAB 4491: o AT-26 Xavante de Americana, SP!