Projeto ORVIL: As tentativas de tomada do poder - A versão do Exército sobre 1964.


Segundo o site DefesaNet: "(...) Em 1985 José Sarney toma posse na Presidência, pondo fim a 21 anos de ditadura militar. No mesmo ano, a Arquidiocese de São Paulo lança o livro Brasil: nunca mais, com relatos de tortura e assassinato de presos políticos ocorridos durante a ditadura. 


Para responder ao Brasil: nunca mais, em 1986 o ministro Leônidas Pires (Exército) manda o serviço secreto da Força produzir um livro com a versão dos militares para a luta armada. Inicia-se assim o Projeto Orvil (a palavra livro ao contrário). 


O livro do Exército fica pronto em 1988 e é batizado com o título As tentativas de tomada do poder. Leônidas (foto), contudo, volta atrás e decide não publicá-lo. O documento então passa a circular entre militares da reserva rebatizado de Livro negro do terrorismo no Brasil (...) Com 966 páginas, o documento cita mais de 1,7 mil pessoas ligadas a organizações de esquerda, muitas delas ainda em atividade (...)." (Correo Braziliense, 15 Abril 2007).

O ORVIL pode ser baixado aqui.


Vale destacar que o programa Dossiê GloboNews entrevistou diversos generais que serviram durante os anos de 1964 a 1989, dentre eles o general Leônidas, cujo depoimento pode ser assisitido aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uniformes da Guerra do Paraguai - BRASIL

SANTO INÁCIO DE LOYOLA, O PROTETOR DA ARMA DE INFANTARIA!

FAB 4491: o AT-26 Xavante de Americana, SP!