Para receber as atualizações é muito simples! Basta colocar seu e-mail no campo abaixo!

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A propaganda & Serviço Militar ...

Por Luiz Eduardo Silva Parreira

Quem nunca se encantou com alguma propaganda na TV? Com certeza todos nós. Seja um objeto de desejo, um sonho que pode ser realizado, uma aventura; enfim, a propaganda nos prende quando nos atinge naquilo que mais amamos e queremos. É como se ela tivesse sido feita para nós.

A propaganda visando o alistamento militar também deveria ser assim. Tinham de mostrar a atividade fim das forças armadas e que o jovem pretendente teria a chance de fazer, na vida real, o que ele viu na propaganda. Mesmo que muitas coisas não funcionassem 100% iguais às imagens filmadas. Mas e daí? Realidade full é para jornal e filme europeu. O negócio da propaganda é ser Hollywood. É encantar. 

Dar ao público alvo a ideia de que está entrando numa força especial, de camaradas, de homens e mulheres que podem voar, ostentar seus uniformes. Que fazem parte de uma grupo seleto.

Não é enganar, pois, afinal, qualquer pessoa sabe que não se atira, nem voa nem se nageva todos os dias. Mas, sim, que em muitos momentos da vida profissional daquele sujeito, ele vai poder agir como um combatente.

Aos que têm vocação, bastam meias palavras. Mas aos que têm de ser convencidos, a propaganda bem feita faz diferença.

E com isso em mente, vê-se que as nossas propagandas para alistamento e chamamento para a vida na caserna estão muito aquém das que se vê em outros países. Deem uma olhada nos exemplos abaixo. Mas primeiro, as pratas da casa ...

Forças Armadas Brasileiras

Forças Armadas Brasileiras

Marinha do Brasil

Agora, as que outros países produzem:

U.S.Air Force (EUA)

República Tcheca

U.S. Marine Corps (EUA)

U.S. Army (EUA)

U.S. Army (EUA)

Singapore Navy

Singapore Army

Marinha Holandesa

Gente capaz e boas ideias as nossas Forças Armadas têm. E como vai se gastar mesmo com propaganda, bem que se poderia caprichar mais nelas, porque, aquelas dos soldados de cabeça para baixo é lamentável. E prova de que se faz coisa boa é esta antiga, do Exército Brasileiro. POWERS!!!

EXÉRCITO BRASILEIRO

Quando se quer, sai coisa excelente!

... mas, e ai, tinha visto os guerreiros ;-p?


2 comentários:

  1. Olá Luiz. Impressionante mesmo a diferença. Mais uma vez me deu raiva de ter autoridades totalmente incompetentes. Nem fazer um comercial, sabem.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Luiz, exelente materia.
    Ja não aguento mais ver aquele sargentao, com voz de baitola. Propaganda fraca !!
    Ja percebeu q em mtas vezez as propagandas das FA, são feitas com animações? Parece q o negocio é mesmo conter as parcas verbas que recebem.

    Abraços

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.