Postagens

Mostrando postagens de Junho, 2013

Forte de Coimbra: seus brasões e estandartes.

Imagem
Por Luiz Eduardo Silva Parreira

O Forte de Coimbra foi fundado em 13 de setembro de 1775. De lá para cá, diversas organizações militares (OM) serviram naquela praça de guerra. Lamentavelmente, alguns de seus estandartes se perderam no tempo. A mudança de poder entre Portugal e Brasil e, mais tarde entre Monarquia e República, serviram para apagar muita coisa. Em certos momentos, deixar transparecer que se apoiava este ou aquele movimento, poderia significar perder cargo, posição e até da própria vida. Com o Forte de Coimbra não foi diferente. Nascido ainda sob o domínio português, no passar dos séculos, a cada mudança, algo era apagado - por descuido, descaso, ignorância ou por dolo - e muitas delas jamais serão recuperadas. Perderam-se para sempre!
Mas pela ação muitas vezes solitária de alguns, certos dados nos chegaram. Vasculhando livros, documentos, monumentos, fotografias, etc, consegui levantar alguns distintivos ligados de alguma forma ao Forte de Coimbra.
Pelas mãos do Historiad…

Forte de Coimbra: O Colégio Ricardo Franco.

Imagem
Por Luiz Eduardo Silva Parreira

Em toda sua história o Brasil incentivou a ocupação de sua faixa de fronteira. Na década de 30 do século XX esse esforço ganhou um reforço importante com a publicação de diversas normas federais que versavam sobre esse objetivo. No caso do Forte de Coimbra, é o Decreto-Lei 1.611, de 20 de setembro de 1939. A União realmente queria dar condições para que unidades de fronteira das forças armadas servissem de núcleo para o nascimento de cidades.

Nos início do anos 70 o então comandante do Forte de Coimbra, Major Walkir Serrano Andrade, com este mind set como parte de seu comando, se deparou com um problema quanto à educação dos filhos dos moradores da vila do Forte de Coimbra. Desde 1937 só havia ali uma escola de ensino fundamental, a Escola Ludovina Portocarrero, fundada pelo Primeiro-Tenente de Artilharia Hermes Guimarães, que mais tarde viria comandar o Forte de Coimbra, de 17/01/1938 a 06/06/1938. Mas para o ensino médio, nada havia e os filhos dos mora…