EApFlu Leverger, o navio esquecido da Flotilha do Mato Grosso
Por Luiz Eduardo Silva Parreira
O então U-20 Leverger, ancorado perto do Forte de Coimbra (1984) |
Nessas publicações, destacam-se as organizações militares do 6º Distrito Naval e, claro, fotos dos navios que a Marinha mantém lá.
O mais famoso deles é o Monitor Parnaíba, o mais antigo navio em serviço na MB. Sua história é incrível e realmente digna de relato.
Monitor U17 Parnaíba. Fonte: site Poder Naval |
Mas há um navio - que não sei o porquê - NUNCA aparece nas reportagens. É a Embarcação de Apoio Fluvial (EApFlu) Leverger U-20, que bem poderia ser rebatizado de O Fantasma de Ladário ;-)
EApFlu Leverger já como apoio fluvial GrEPD-01 Fonte: Marinha do Brasil |
Segundo a Marinha, o Leverger-GrEPD-01 foi a primeira embarcação a ostentar esse nome em homenagem ao Chefe-de-Esquadra Augusto João Manuel Leverger, Barão de Melgaço. Foi construída na Base Fluvial de Ladário, tendo seu batimento de quilha ocorrido em 07 de julho de 1945, ficando subordinada àquela base até 09 de setembro de 1987, quando era então o Rebocador "Antonio João". Atualmente esta subordinada ao Grupo de Embarcações de Patrulha e Desembarque.
O Leverger e o Pirajá P-11. Fonte: Marinha do Brasil |
Atualmente continua sendo bastante utilizada para esta aplicação, em proveito do adestramento dos navios subordinados ao Comando da Flotilha de Mato Grosso, devido a Embarcação de Apoio Fluvial Leverger possuir características como pequeno calado e desenvolver boa velocidade, que contribuem para seu emprego em Operações Ribeirinhas.
De acordo com os pesquisadores do Navios de Guerra Brasileiros, no período de 16 a 31 de janeiro de 1995, realizou, junto com o NTrFlu Paraguassú - G-15, comissão de ACISO nas proximidades das cidades de Barão de Melgaço e Santo Antonio de Leverger, às margens do Rio Cuiabá, no Mato Grosso. Em Santo Antonio do Leverger, os navios foram visitados pelo Governador do Estado, Dante Martins de Oliveira.
O Leverger U-20 e o Potí P-15, no Rio Paraguai. Fonte: Marinha do Brasil |
Entre 13 e 21 de setembro de 1997, participou da Operação RIBEIREX-PANTANAL-II/97, realizada na região de Forte de Coimbra. Esse operação, contou com a participação do NTrFlu Paraguassú - G-15, AvTrFlu Piraim - U-29, NPa Pirajá - P-11, NT Potengi - G-17 e EApFlu Leverger - U-20, GptFNLa, helicópteros dos Esquadrões HU-1, HU-2 e HU-4, de um destacamento do GruMEC, elementos do 2º Btl FN "Humaitá", destacamento do BtlOpEs "Tonelero", um destacamento da Cia. de Comunicações e aeronaves AT-27 Tucano da FAB.
O U-20 diante do bicentenário Forte de Coimbra. Fonte: Marinha do Brasil |
Entre 13 e 22 de outubro do mesmo ano, participou da Operação CONJUNTEX-II/97, realizada na região do Fecho dos Morros, no Rio Paraguai, envolvendo também o AvTrFlu Piraim - U29, e meios do Grupamento de Fuzileiros Navais e do Exercito Brasileiro.
Flotilha do mato Grosso Fonte: marinha do Brasil via Poder Naval |
Em 2011, a Marinha do Brasil participou da Operação Ágata 3, de 22 de novembro a 7 de dezembro. A operação contou, também, com a participação das demais Forças Armadas distribuídas nas fronteiras Norte e Centro-Oeste do Brasil. Com 1400 militares de um efetivo de quase 7 mil homens das Forças Armadas, a Marinha do Brasil atuou na realização de Patrulhas e Inspeções Navais e no controle das calhas fluviais, com o apoio de outros órgãos federais e estaduais. O propósito principal da Operação foi reduzir as ações do crime organizado e, consequentemente, os índices de criminalidade na faixa de fronteira. Além disso, foi intensificada a presença das Forças Armadas na região e incrementado o apoio à população local.
Um pouco da Flotilha do Mato Grosso
Fonte: Ronaldo Olive
Na Operação Ágata 3, foram abordadas pela Marinha do Brasil 1329 embarcações, sendo apreendidas 7 e notificadas 28. Cerca de 24.280 quilômetros de hidrovias foram navegadas pelos meios navais empregados. A Marinha empregou na Operação navios, helicópteros, tropas de fuzileiros navais e diversas embarcações. Dentre os meios empregados, destacam-se: o Monitor Parnaíba; o Navio Transporte Fluvial Paraguassu; os Navios-Patrulha Penedo, Piratini, Poti e Pirajá; o Aviso de Transporte Fluvial Piraim; o Navio de Apoio Logístico Fluvial Potengí; o Navio Patrulha Amapá; a Embarcação de Apoio Fluvial Leverger, Lanchas de Apoio ao Ensino, Lanchas Patrulha e botes.
Um Helicóptero IH-6B “Bell Jet Ranger” foi utilizado em ações de fiscalização de embarcações, em cerca de 2,5 mil quilômetros de rios. Neste período, a Marinha utilizou, ainda, os Navios de Assistência Hospitalar “Doutor Montenegro” e “Tenente Maximiano”, em Ações Cívico-Sociais direcionadas às populações carentes de diversas localidades, disponibilizando atendimento médico e odontológico, distribuindo medicamentos gratuitamente e aplicando vacinas
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Dados da embarcação:
D a t a s
Batimento de Quilha: 07/07/1945
Lançamento: 15/08/46
Incorporação: 11/06/49
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento: 80 ton.
Dimensões: 22,97 m de comprimento, 5,05 m de boca e 1,65 m de calado.
Propulsão: 01 motor diesel Scania.
Eletricidade: 01 motor diesel-gerador MWM
Velocidade: 13 Km/h subindo o rio e 19 Km/h descendo o rio
Raio de Ação: 1900 Km
Armamento: xxx.
Sensores: MARINE RADAR FURUNO MOD 1621 MK 2 e 100 SX SINGLE BEAM HQMMINBIRD/200 KHZ
Código Internacional de Chamada: xxx
Tripulação: 01 oficial e 11 praças
Lançamento: 15/08/46
Incorporação: 11/06/49
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento: 80 ton.
Dimensões: 22,97 m de comprimento, 5,05 m de boca e 1,65 m de calado.
Propulsão: 01 motor diesel Scania.
Eletricidade: 01 motor diesel-gerador MWM
Velocidade: 13 Km/h subindo o rio e 19 Km/h descendo o rio
Raio de Ação: 1900 Km
Armamento: xxx.
Sensores: MARINE RADAR FURUNO MOD 1621 MK 2 e 100 SX SINGLE BEAM HQMMINBIRD/200 KHZ
Código Internacional de Chamada: xxx
Tripulação: 01 oficial e 11 praças
Relação de Encarregados
09/09/1987 à 11/12/1987 - Capitão-Tenente Raimundo Nascimento de Souza
11/12/1987 à 24/03/1988 - Capitão-de-Corveta Enílson Vilela de Albuquerque
24/03/1988 à 30/03/1989 - Capitão-Tenente César Augusto Macedo Fernandes Más
30/03/1989 à 10/04/1990 - Capitão-Tenente Marcus Vinícius Guerra
10/04/1990 à 18/04/1991 - Capitão-Tenente Márcio Ferreira de Mello
18/04/1991 à 05/07/1991 - Capitão-Tenente Paulo Roberto Ramalho
05/07/1991 à 11/01/1993 - Capitão-Tenente Geraldo Cesar Nunes Gontijo
11/01/1993 à 16/12/1994 - Capitão-Tenente Cesar Cajueiro Pimenta
16/12/1994 à 22/03/1995 - Primeiro-Tenente Renato da Silva Baião
22/03/1995 à 29/01/1996 - Capitão-Tenente Ludley de Almeida Junior
29/01/1996 à 06/02/1997 - Capitão-Tenente Celso Luiz Gonçales da Costa
06/02/1997 à 14/02/2000 - Capitão-Tenente Geraldo Luiz Camara
14/02/2000 à 31/01/2002 - Capitão-Tenente Carlos Alexandre Basílio Xavier de Souza
31/01/2002 à 30/01/2004 - Capitão-Tenente Marcelo Baptista Santos
30/01/2004 à 08/06/2005 - Capitão-Tenente Pierre Paulo de Cunha Castro
08/06/2005 à 02/04/2007 - Capitão-Tenente Luciano Eni da Silva
02/04/2007 à 02/04/2009 - Capitão-Tenente Marco Aurélio de Castro Farias
02/04/2009 (atual) - Capitão-Tenente Alexander Thomaz Arruda
09/09/1987 à 11/12/1987 - Capitão-Tenente Raimundo Nascimento de Souza
11/12/1987 à 24/03/1988 - Capitão-de-Corveta Enílson Vilela de Albuquerque
24/03/1988 à 30/03/1989 - Capitão-Tenente César Augusto Macedo Fernandes Más
30/03/1989 à 10/04/1990 - Capitão-Tenente Marcus Vinícius Guerra
10/04/1990 à 18/04/1991 - Capitão-Tenente Márcio Ferreira de Mello
18/04/1991 à 05/07/1991 - Capitão-Tenente Paulo Roberto Ramalho
05/07/1991 à 11/01/1993 - Capitão-Tenente Geraldo Cesar Nunes Gontijo
11/01/1993 à 16/12/1994 - Capitão-Tenente Cesar Cajueiro Pimenta
16/12/1994 à 22/03/1995 - Primeiro-Tenente Renato da Silva Baião
22/03/1995 à 29/01/1996 - Capitão-Tenente Ludley de Almeida Junior
29/01/1996 à 06/02/1997 - Capitão-Tenente Celso Luiz Gonçales da Costa
06/02/1997 à 14/02/2000 - Capitão-Tenente Geraldo Luiz Camara
14/02/2000 à 31/01/2002 - Capitão-Tenente Carlos Alexandre Basílio Xavier de Souza
31/01/2002 à 30/01/2004 - Capitão-Tenente Marcelo Baptista Santos
30/01/2004 à 08/06/2005 - Capitão-Tenente Pierre Paulo de Cunha Castro
08/06/2005 à 02/04/2007 - Capitão-Tenente Luciano Eni da Silva
02/04/2007 à 02/04/2009 - Capitão-Tenente Marco Aurélio de Castro Farias
02/04/2009 (atual) - Capitão-Tenente Alexander Thomaz Arruda
Agradecimentos ao Contra-Almirante Savio e Capitão-Tenente Thomaz, pelos dados e fotos desse navio tão pouco divulgado.
... Mas ai, em 2014, esse pequeno naviozinho perdeu até o nome. A Marinha do Brasil incorporou o Navio de Transporte Fluvial Almirante Leverger (G-16). Sim, Leverger! O Almirante Leverger é o ex-Navio “ALBATROZ”. E o outro, que nome tem agora? Nenhum, passou a ser apenas o apoio fluvial GREPD-01. Voltou outra vez aos bastidores. Nem o código restou, pois a designação U-20 passou a ser do Navio-Veleiro Cisne Branco.
Características do navio:
– Comprimento total: 44m
– Boca: 10m – Calado moldado de projeto: 1,10m
– Deslocamento leve: 231,9 ton
– Deslocamento carregado: 285,9 ton
– Raio de ação: 1800 milhas náuticas
– Velocidade de serviço: 12 km/h
– Autonomia: 30 dias de operação
– Capacidade de operar com aeronave de asa rotativa
... Mas ai, em 2014, esse pequeno naviozinho perdeu até o nome. A Marinha do Brasil incorporou o Navio de Transporte Fluvial Almirante Leverger (G-16). Sim, Leverger! O Almirante Leverger é o ex-Navio “ALBATROZ”. E o outro, que nome tem agora? Nenhum, passou a ser apenas o apoio fluvial GREPD-01. Voltou outra vez aos bastidores. Nem o código restou, pois a designação U-20 passou a ser do Navio-Veleiro Cisne Branco.
O NTrFlu Almirante Leverger G-16, no cortejo fluvial na festa de Nossa Senhora do Carmo do Forte de Coimbra. |
Características do navio:
– Comprimento total: 44m
– Boca: 10m – Calado moldado de projeto: 1,10m
– Deslocamento leve: 231,9 ton
– Deslocamento carregado: 285,9 ton
– Raio de ação: 1800 milhas náuticas
– Velocidade de serviço: 12 km/h
– Autonomia: 30 dias de operação
– Capacidade de operar com aeronave de asa rotativa
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