SANTO INÁCIO DE LOYOLA, O PROTETOR DA ARMA DE INFANTARIA!


Capitão José Lourenço parreira, Escritor e Historiador.

Por José Lourenço Parreira

 

Há muitos anos, antes de o Brasil ser descoberto, via-se  majestoso  castelo na fronteira da Espanha  com a França.  Imponente, altas muralhas, ostentava o Brasão da família Loyola: dois lobos e uma olha. Os lobos evocam vigilância e o valor necessário ao serviço das armas.  A olha (uma sopa gordurosa, servida aos sentinelas dos castelos) lembra a garantia que a caserna dá aos conscritos na defesa da Pátria. Eis o nome da família de Santo Inácio: Lobos y olha = Loyola!




Brasão da família Loyola, sobre a porta de entrada da casa natal de Santo Inácio.



Naquele Castelo morava a piedosa, católica e brava família dos Loyola.  Nele nasceu, em 1491, o filho  caçula de dom Beltram de Loyola e dona Maria Sonnez: Inácio de Loyola.


Aos 16 anos de idade, Inácio foi encaminhado para a corte dos reis católicos Fernando e Isabel. Inácio era muito inteligente, físico atlético. Bonito e vaidoso, abraçou a carreira das armas.


A etimologia do nome Inácio é pedra de fogo! A Espanha fora invadida pela França.  Em face da diferença entre os efetivos, as autoridades espanholas decidiram pela rendição ante o invasor gaulês. Pamplona era defendida por uma Companhia de Infantaria sob o Comando do Capitão Inácio de Loyola. Ele  e  seus comandados decidiram defender Pamplona até à morte. Rendição? Jamais!





Terrível ataque da tropa francesa contra Pamplona.  O efetivo do inimigo é 10 vezes maior. Estamos no dia 20 de maio de 1521.Inácio brada: "Camaradas, a coronhaço e a  sabre!"


Inácio, ferido em uma perna, arrasta-se empunhando sua espada estando seus comandados mortos ou feridos. Em face daquela bravura, fruto da dignidade militar de um Comandante, os franceses prestam-lhe honras de herói!



Santo Inácio ferido na perna. Batalha de Pamplona. Ao alto, São Pedro.


Foi levado para o hospital.  Tendo ficado com uma perna mais curta, pediu que lhe quebrassem a outra, sem anestesia, só  para não ficar mancando. Quanta vaidade, meu Deus!   Inácio tinha, então, 30 anos!


Enquanto se restabelecia, deram-lhe para leitura a vida de santos: única literatura disponível no hospital! Leu-a a contragosto.  No entanto, a leitura tocou-lhe o coração e Inácio disse:  "Se eles puderam, por quê eu não?"


Tornou-se devoto de São Pedro e, na véspera do dia desse Santo, ficou curado!



Aparição de São Pedro a Santo Inácio



Abandonou a carreira das Armas. Foi até Jerusalém e colocou sua espada aos pés de uma Imagem da Virgem Maria. Amadurecido na fé, fundou, em Paris, a Companhia de Jesus: os Jesuítas!



Santo Inácio escrevendo a Constituição da ordem e a sua apresentação ao Papa Paulo III, em 1539.


Em 1549, enviou ao Brasil os primeiros jesuítas, liderados pelo Padre Manuel de Nóbrega, que participaram da fundação da cidade de Salvador, na Bahia.


Os jesuítas se dedicaram à educação e evangelização, fundando colégios desde o Ceará até Santa Catarina.  Muitos deram a vida por amor a Cristo, a Portugal, aos  indígenas e aos seus colégios.



Morte de Santo Inácio: 31 de julho de 1556


Foi a sábia atuação dos jesuítas que eliminou dos indígenas brasileiros a prática da antropofagia. No dia de hoje, 31 de julho, ano de 1556, portanto há 464 anos, Inácio de Loyola partiu ao encontro do  grande General de todos os exércitos: Cristo Jesus.




 

No dia 12 de março de 1622, Inácio de Loyola foi canonizado pelo Papa Gregório XIII.

 

No século XVIII, Sebastião José de Carvalho, conhecido como o Marquês de Pombal, expulsou os jesuítas do Brasil.  O padre Gabriel Malagrida foi morto e os outros, cerca de 600 jesuítas, foram levados, presos, para fora de Portugal.



Padre Gabriel Malagrida


Pombal, por questão filosófica da época, não aceitou a influência dos jesuítas nos rumos do Brasil. Até hoje, sofremos as consequências dessa tão infeliz decisão!

 

Quando morreu Dom José I, Rei de Portugal, que dera excepcionais poderes a Pombal, Dona Maria I assumiu o trono. Pombal foi punido, condenado e só não foi morto em face de sua avançada idade.

 

Pombal  foi  um  gênio português com visão geopolítica, mas foi perverso e causou grandes males  à   Companhia de Jesus no Brasil  e no mundo, prejudicou a nossa educação.

 

Os estudiosos ficam impressionados com o seu fim: teve seu corpo insepulto, por muito tempo, como se fora    uma maldição. Ninguém queria sepultá-lo.

 

Quanto a Santo Inácio de Loyola cumpriu-se nele o que Cristo Jesus afirmou sobre o Reino de Deus:  o grão de mostarda transformou-se numa grande e bela árvore que se espalhou por todo o orbe católico, o mundo inteiro!

 

Ainda hoje, na Santa Missa, no mundo inteiro, reza-se uma Oração escrita por Santo Inácio de Loyola.  Ei-la:

                                                                               

 

ALMA DE CRISTO

Alma de Cristo, santificai-me / Corpo de Cristo, salvai-me / Sangue de Cristo, inebriai-me /  Paixão de Cristo,  confortai-me / Ó bom Jesus ouvi-me /  Dentro de vossas chagas, escondei-me /  Não permitais que eu me afaste de Vós /

Do Espírito Maligno, defendei-me /  Na hora da minha morte, chamai-me e mandai-me ir para Vós para que, com  os  vossos  santos, Vos louve por todos os séculos dos séculos. 

Amém!

 

 

Santo Inácio de Loyola, intercedei junto de Deus pelo Brasil, nossa querida Pátria!

 

Rogai pela gloriosa Arma de Infantaria do Brasil cujo Patrono é o herói Brigadeiro Antônio de Sampaio.



Sampaio em Tuiuti!

Sampaio que só saiu do combate na Batalha de Tuiuti, no dia 24 de maio de 1866, Guerra do Paraguai, após receber   o terceiro ferimento à bala que, dias mais tarde, o levaria à morte.

 

Santo Inácio de Loyola, rogai por nós nesse combate contra o coronavírus e todos os inimigos do Brasil


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uniformes da Guerra do Paraguai - BRASIL

FAB 4491: o AT-26 Xavante de Americana, SP!