UM TESOURO ESCONDIDO DO PAI DE FAMÍLIA, DA CIVILIZAÇÃO!


Capitão Parreira, Escritor e Historiador



Por José Lourenço Parreira

Há dois mil anos, ergue-se altaneira a civilização gloriosa iluminada por Cristo Jesus; daí, a luminosa civilização cristã!

No Santo Evangelho, deste domingo, Jesus, Verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem, nos fala que os  pais tiram do seu tesouro coisas novas e velhas.

E, permitam-me, os pais dos pais são os avós! Como na Escala Musical sem a nota dó não se chega ao si e na sua sucessão e arranjos temos as Sinfonias!

Há, também, os Pais e Avós Espirituais que são os Sacerdotes Católicos tão importantes, outrora e hoje, para que o mundo não sucumba diante dos ataques do Inferno!



Um dos altares de campanha dos Capelães Militares Católicos do Exército Brasileiro
Museu da FEB de Montese, Itália


Infelizmente, a decrépita sociedade pós-moderna soberba, ignorante e podre despreza os avós (são quadrados) e os Sacerdotes ( ultrapassados)!

O Sacerdote com sua Batina é um convite a vermos o próprio Jesus!   A  batina tem na frente 33 botões evocando os 33 anos de Cristo e, nas mangas, 5 botões que evocam as cinco chagas de Jesus!  Algumas apresentam mais 7 botões lembrando os 7 Sacramentos!

Sem os avós dos avós dos avós, não existiria a família a qual o ilustre e querido leitor pertence!
A História da Pátria e da Família é uma só, seiva bendita que gera o Brasil de Santos e Heróis! Meus leitores leram que, há poucos dias, partiram para a eternidade dois gigantes: um Herói da Pátria, do Brasil, que lutou na Itália: o Major IVAN!

Um avô amado por toda a cidade de São João del-Rei! Nele o povo via a luz da civilização cristã!  Do seu coração, do seu tesouro, recebíamos coisas antigas e novas, sempre cristãs, sadias!


O então Cabo Ivan, pouco antes de embarcar para a Itália, acolitando um Sacerdote na hora da entrega da Santa Comunhão, no Largo do Rosário, em São João del-Rei..



O outro, apenas 57 anos, Dom Henrique, Bispo de Palmares!  Com sua Batina, foi outro Cristo a ensinar, corrigir, encantar com o perfume da sã doutrina!  Pai Espiritual, Avô Espiritual!


Ao longo da História do Brasil os avós nos legam a Pátria que amamos e brilha dentro dos Lares e dos Templos forjando a Cidade de Deus!  Das famílias surgem os defensores da civilização: os Padres e os Militares!


E nunca a Cruz e a Espada foram inimigas entre si porque a Cruz evoca a Verdade de Cristo e a Espada a Sua Justiça!


Sejam benditos todos os avós, sustentáculos da Pátria contra o Inimigo que, a título de modernismo, tudo faz para derrubar os pilares morais, cívicos, religiosos dentro dos lares: o Tesouro Escondido!


Major Ivan, Ex-Combatente!

Obs.: O Major Ivan escreveu um livro de memórias. "Presença de Ex-Combatente. Major Ivan". Ele pode ser adquirido pelo e-mail: galoyola@yahoo.com. Ou whatsapp: (32) 99180-7897.


Ainda sobre os avós...


Quem anda de metrô na cidade de São Paulo ouve pelo alto-falante o anúncio de  duas estações cujos nomes nos são muito queridos: São Joaquim e Santana.


Ouvir, sucessivamente, esses nomes evocativos soam aos ouvidos dos cristãos como que uma jaculatória. Creio que os piedosos e esclarecidos ao ouvirem esses nomes completam em seus corações: rogai por nós!


Santana, São Joaquim e Santa Maria.

Santana e Joaquim sãos os santos pais de Maria Santíssima, avós de Cristo Jesus.


São  Tiago  escreveu  um Protoevangelho, não foi colocado na lista dos livros canônicos, mas contém  fatos aceitos pelos estudiosos.


Joaquim e Santana casaram-se jovens. O passar dos anos revelou-lhes a esterilidade  que os fazia muito sofrer.


Naquele tempo, em sua cultura, não ter filho era considerado que o casal não era amado por Deus.


Tal fato suscitava em quem não tem caridade, zombaria contra o piedoso casal.


Ainda hoje é assim.  Quantas  lágrimas, meu Deus, as línguas pérfidas, maliciosas causam na sociedade!


Pois bem, Joaquim e Santana persistiam em suas orações.


Um dia, um Anjo lhes falou, separadamente, que o Altíssimo  lhes ouvira as súplicas!


Conforme a tradição, no ano 20 antes de Cristo, no dia 8 de setembro, nasceu-lhes uma filha a quem deram o  nome de Miriam que significa "Senhora da Luz". Miriam em nosso vernáculo é Maria!


Muito cedo, a Igreja no oriente prestou culto à Santa Ana, Santana.  Já no ocidente, foi a partir do século VIII.


No ano 710, as relíquias de Santana foram levadas para Constantinopla e, dali, para várias Igrejas.


A  maior relíquia foi  para a Igreja de Düren, na Alemanha.


Igreja de Santana, em  Düren , Alemanha. Antes e depois da Segunda Guerra Mundial.


Em 1625, no vilarejo de Auray, na França, Santana apareceu a Yves Nicolazic e lhe disse que, há 924 anos, existira, num local chamado Boceno, uma capela em sua honra.  Ela queria que a capela fosse reerguida!


Yves falou com o senhor Bispo que mandou investigar com historiadores e arqueólogos.  De fato, no local indicado por Santa Ana, foram  encontrados vestígios da antiga capela e, também, uma Imagem de Santana. 


Em face do ocorrido, o Bispo mandou construir naquele local uma nova Igreja em honra à Mãe da Virgem Maria.


O Papa João Paulo II, em 1996, visitou essa Igreja!




Basílica de Santana em Auray, na França.


Em 1584, o Papa Gregório VIII determinou que Santana tivesse sua memória celebrada no dia de hoje, 26 de julho.


Em 1960, o  Papa Paulo VI, decidiu que, no mesmo dia, 26 de julho, fosse celebrada a  memória   de Joaquim.


A partir de então, no dia 26 de julho, celebram-se as memórias dos pais de Maria Santíssima!
São eles os benditos avós de Cristo Jesus: São Joaquim e Santana!


Por isso, no dia de hoje, celebra-se o dia dos avós!


Que  Santana  e  Joaquim intercedam junto de Maria Santíssima e de Cristo Jesus por todos  os  avós  para  que sejam baluartes em defesa da fé, dos bons costumes e da família cristã, no hodierno Brasil!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é POLEMOLOGIA?

Uniformes da Guerra do Paraguai - BRASIL

SANTO INÁCIO DE LOYOLA, O PROTETOR DA ARMA DE INFANTARIA!