Você sabia que o Brasil lutou na 2ª Guerra Mundial?


Sim, lutou. E cumpriu sua missão. Mas enquanto o cinema era dominado pelos cineastas de esquerda ou pró-germânicos; ou se falava mal da FEB (Força Expedicionária Brasileira) ou não se falava nada!

Parece que isso está mudando, mais de 60 anos depois. A primeira leva de filmes mais leais à realidade da participação brasileira na 2ª Guerra foi com o Senta a Púa.


... e A Cobra Fumou, ambos produzidos pelo Erik Castro. Abaixo, parte desse filme, que mostra uma entrevista com o jornalista Joel Silveira, que foi correspondente de guerra e seguiu junto com o contingente da FEB.


Agora mais dois cineastas abordam o tema. Em Heróis, o cineasta Guto Aeraphe contará a história dos "3 heróis brasileiros" (citação feita pelos alemães), que lutaram no 11ª Regimento de Infantaria de Montanha de São João del Rey, MG, e que enfrentaram sozinhos uma companhia alemã (de 60 a 300 homens)!


Também o cineasta Vicente Ferraz contará uma história vivda pela FEB: a tomada de Monte Castelo, no filme A montanha.


Vamos esperar! Até lá, dê uma lida nesse artigo: Onde estão nossos pracinhas? Também é interessante ver parte do documentário feito pela Tv Cultura, nos idos de 1992 (Anos de Chumbo). Muito bom!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uniformes da Guerra do Paraguai - BRASIL

SANTO INÁCIO DE LOYOLA, O PROTETOR DA ARMA DE INFANTARIA!

FAB 4491: o AT-26 Xavante de Americana, SP!