2011: o fim da era dos Ônibus Espaciais
Nas décadas de 50/60 e 70, os gigantescos foguetes americanos e soviéticos dominavam a cena espacial. Mas em 1981 deram lugar a uma pequena aeronave, que podia levar até 7 tripulantes ...
É inegável que para a geração dos 80/90 e 2000, voos espaciais são sinônimos de ônibus espaciais.
O primeiro (o protótipo), recebeu o nome de Enterprise, em homenagem à Enterprise de Jornada nas Estrelas (também pudera, afinal, NASA e NERDS são quase sinônimos ;-).
A Enterprise da NASA fez testes aerodinâmicos de de sistemas, lançado de um Boeing 747-100 especialmente adaptado para levá-lo. Se eu contar como eles faziam estes testes não vão acreditar, então, é melhor verem o vídeo:
Mas o glamour dos voos espaciais deu lugar à praticidade e à economia, pois cada voo custa uma fortuna! Com esta visão, os EUA decidiram aposentar seus Space Shuttle em 2011. Para os amantes da aeronáutica é mais um velho amigo que vai para casa nestes últimos tempos (Xavante, Mirage III, Harrier, F-111, A-6, F-14, A-7, F-4 ...).
No entanto, ficam ainda cenas dessas máquinas fantásticas, como é o caso desse impressionante filme, que mostra os procedimentos de pré-voo/voo de um ônibus espacial, no caso a missão STS-131 do Discovery.
O vídeo pode ser visto maior aqui.
Masssss, fica uma pergunta no ar (ou no espaço?): programa espacial custa caro, Ok; mas dá um lucro danado. Ninguém abandona um mercado assim "porque sim". Certamente alguma coisa deve vir por ai ... e alguns apostam no X-37B.
Os ônibus espaciais dos EUA. Clique na imagem para ampliá-la. |
Outros países pensaram em algo parecido, como a ESA, a agência espacial europeia, que idealizou o Hermes (que não vingou) e a URSS, que construiu o Buran, cujo projeto parou por falta de verbas. O Japão também havia pensado em algo, mas parou na prancheta.
À esquerda, o ônibus espacial; à direita, o Buran. Sim, sim, são parecidos ;-) Clique na imagem para ampliá-la. |
vcs manjam pacas do assunto hen! podemos nos corresponder via email?
ResponderExcluirabç
palybrazil@gmail.com