A História do glorioso Forte de Coimbra, resumindo os fatos dos séculos passados (descritos nos volumes de 1 a 4, do General Silveira de Melo) e os fatos de meados do Século XX e além ;-)
O P-47 da Base Aérea de Campo Grande: agora ele voa!
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Meus amigos, graças à importantíssima ajuda de nosso amigo Jackson Flores Jr., pudemos levantar os dados do P-47 que ficava como monumento em frente à Base Aérea de Campo Grande (BACG). Ele foi restaurado e voa hoje nos Estados Unidos!
O ex-P-47 da Base Aérea de Campo Grande apresentando-se no show aéreo em
Everett, Washington, EUA, em 28/08/2010.
Oficialmente na FAB ele era o F-47 FAB4192. Número de construção (construction number c/n 39955945), Número USAF 45-49406, atualmente matrícula civil N7159Z.
Foi construído como um P-47D-30-RA, mas foi posteriormente modificado para o padrão P-47D-40-RA. Até ser comprado pela FAB, passou pelo 138th Fighter Squadron, 141st Fighter Squadron e 108th Fighter Bomber Wing, EUA. Retirado de serviço, ficou à disposição na Base Aérea de Tinker.
Quando foi comprado pelo Brasil, em 30/10/1953, foi direto para o 2º/5º GAv (Esquadrão Joker), em Natal. Em 11/07/1957 vai para Fortaleza (BAFZ), onde é integrado ao 1º/4º GAv (Esquadrão Pacau), hoje (2011) situado em Manaus. Isto é, nunca serviu no Senta a Púa (nem durante a guerra e nem depois).
Um dos F-47 Thunderbolt que serviram na BAFZ, até cerca de 1958. Fonte: Poder Aéreo
Nessa época os agora F-47 da FAB são retirados do serviço ativo na Força Aérea Brasileira e o FAB4192 é destinado à instrução no solo. É distribuído ao CTA em 14/01/1960. Ali passa um bom período, tendo sido transferido para ser monumento na BACG por volta de 1970, quando essa unidade foi inaugurada.
O FAB 4192 como monumento em frente à BACG.
Foto: Arquivo pessoal de Luiz Eduardo Silva Parreira
Fica na capital do Mato Grosso do Sul até 1984, quando retorna para Natal a fim de ser colocado num monumento na BANT (Base Aérea de Natal). Em 1988 é retirado da BANT e transportado ao MUSAL a fim de ser utilizado em transação de troca de aeronaves entre o MUSAL e a empresa Airplane Sales International (Santa Monica, CA). É transportado por via aérea do Rio de Janeiro à Base Aérea de Andrews, nos EUA.
Em solo norte-americano, passou por vários proprietários: Victor Haluska/Santa Monica Propeller Inc. (Santa Monica, CA), Dick Wixom/Wixair Inc. (Janesville, WI) e Flying Heritage Collection, (Bellevue, WA), esta última, junto com Vulcan Warbirds Inc. (Seattle, WA), iniciaram o processo de sua restauração.
O P-47 foi todo desmontado, revisado e sua pintura retirada. Enquanto não terminava sua restauração, ficou em exposição estática no hangar da Flying Heritage Collection. Até que em 2007 - 50 anos depois de ter feito seu último voo - decola no EAA Arligntin Fly-in.
Mas a FHC queria homenagear algum P-47 que lutou na Segunda Guerra Mundial e escolheu o esquema do Tallahassee Lassie, que foi pilotado pelo major Ralph G. Jenkings e registrou duas vitórias com seu caça.
Tallahassee Lassie, P-47D-30-RA, USAF 44-33133, Código 2Z-T.
Foto: Nose Arts 510 FS
Veja abaixo um close do nose art já no nosso ex-FAB4192.
Pois é, não é o Senta a Púa, mas tá valendo ;-)
Foto: DSChultz742
E pelo que se tem notícia, vem voando desde então.
Aqui o Tallahassee Lassie voa muito bem acompanhado com o Bad Kitty (F7F Tigercat)
É isso ai, memória recuperada! De um pedestal para o ar. Fantástico!!! Bons voos, caro FAB4192! Bons voos Tallahassee Lassie!
P-47s durante a Segunda Guerra Mundial. Apenas para se ter uma ideia
Isso só demostra mais uma vez a incompetência do governo brasileiro, pois apesar do belo trabalho feito pelos gringos muito bem feito, é uma peça fora do nosso acervo!!!!, como se não bastasse o p- 47 que estava e esta pronto para voo no rio e por sei lá qual motivo foi proibido de voar!! será segurança???? mas como que os gringo conseguem???? é uma pena!!!!!
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Isso só demostra mais uma vez a incompetência do governo brasileiro, pois apesar do belo trabalho feito pelos gringos muito bem feito, é uma peça fora do nosso acervo!!!!, como se não bastasse o p- 47 que estava e esta pronto para voo no rio e por sei lá qual motivo foi proibido de voar!! será segurança???? mas como que os gringo conseguem???? é uma pena!!!!!
ResponderExcluirjappactba@yahoo.com.br
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirExcelente reportagem. Parabéns.
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