O P-47 da Base Aérea de Campo Grande
Saindo do Aeroporto Internacional de Campo Grande, em direção ao centro da cidade, passa-se pela Praça Cel.Av. Chaves Filho (que fica na frente da Base Aérea de Campo Ggrande - BACG). No seu centro está um charmoso e conservado T-6D (tê-meia). É o FAB 1415.
Na década de 60 a cidade sediou o ERA-42 (Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque 42), equipada com essas aeronaves. |
O T-6D foi colocado na praça como monumento em 1984. Mas, se aquele aeródromo existe como Base Aérea (não núcleo ou destacamento; estes, desde 1932) desde 1970, qual aeronave guardava a entrada da BACG?
Nada mais, nada menos que um belo e poderoso P-47 Thunderbolt!
P-47 Thunderbolt na BACG. Foto: Arquivo pessoal de Luiz Eduardo Silva Parreira |
Existem muito poucos registros dessa aeronave. Numa certa época ela apareceu só com o emblema do Senta a Púa na fuselagem (com o padrão cinza com a qual alguns caças daquela unidade lutaram na Itália. O outro, era o verde). Noutro registro, aparece com o D1, código da aeronave do comandante da Esquadrilha Verde do Senta a Púa, o capitão-aviador Lagares. Aliás, não se sabe se esse P-47 pertenceu ao Senta a Púa ou não.
P-47 Thunderbolt na BACG. Foto: Arquivo pessoal de Luiz Eduardo Silva Parreira |
Como lamentavelmente a BACG (até hoje) não segue um padrão de manutenção das pinturas das aeronaves seguindo sua historiografia; sem algum documento, não se pode afirmar nada sobre o Thunderbolt ex-campo-grandense.
Seja como for, a tradição oral diz que o P-47 foi retirado de Campo Grande e levado para a Bahia. Quase mais nada se sabe desse ilustre avião que um dia brindou os moradores e visitantes de Campo Grande com sua presença.
SE o P-47 de Campo Grande era o D1, eis uma foto do D1 na Itália, em 1945. Fonte: Arquivo Flickr damopable |
SE o P-47 de Campo Grande era o D1, ei-lo em formação sobre a Itália, em 1945. Fonte: Arquivo Flickr damopable |
Concepção artística do D1. Fonte: P-47 Skins |
Um belo avião,por muitos subestimado... O aspirante Tormim,piloto do 1º Grupo de Aviação de Caça sobre o qual foi recentemente escrito um livro, não aprontou uma "surpresinha" para 2 P-51 americanos !?
ResponderExcluirBelissimo artigo e material. Teria mais coisa sobre o aeroporto de Campo Grande? Reza uma lenda que desceu um 747 da VARIG trazendo o presidente Figueiredo, mas nunca encontrei nada sobre, nem em jornais da época.
ResponderExcluirAbs
É possível, já que Figueiredo governou até 1985 e a Varig introduziu o 747 em sua frota em 1981. Ademais, o aeroporto de Campo Grande recebeu DC-10 da Varig para levar excursionistas para Disney, em 1992 (tá, 7 anos depois do período Figueiredo, mas a pista não sofreu tanta modificação nesse espaço de tempo). No entanto, acredito também que caso tivesse acontecido, teria sido registrado, assim como foram as visitas dos DC-10 (http://www.jetphotos.net/viewphoto.php?id=254445&nseq=10).
ResponderExcluir[ ]'s
Luiz Eduardo Silva Parreira
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMeu avô Milton Magalhães Lott, Tenente-Coronel da FAB pilotou o T6D FAB 1250 entre 1949 e 1952 (na época era Tenente) se não me engano. Por ter feito o treinamento nos p-47 Thunderbolt na época da guerra. Ficava na Base de Natal.
ResponderExcluirFez treinamento na Base Aérea Naval de Pensacola (Flórida) e Whiting Fied, no treinamento para pouso em porta-avião.
Depois passou a pilotar aviões maiores no Correio Aéreo.
Faleceu essa manhã com 88 anos.
Lembro que mostrava as fotos desse T-6D aqui de Campo grande e ele ficava todo saudosista. rs
Uma imagem dele sobrevoando a Pedra da Gávea no Rio de Janeiro.
http://img818.imageshack.us/img818/8116/vovnot6.jpg